sábado, 4 de dezembro de 2010

Worldpress Photo

Sei que as fotos expostas traduzem o trabalho de fotógrafos profissionais nas mais variadas partes do mundo, mas ano após ano vejo o retrato da dor e da morte. Para algumas olhei de soslaio, como a de uma lapidação não sei onde, nem quis averiguar. Outras revoltaram-me, como a do jovem judeu a humilhar a senhora palestiniana, e outras lembraram-me que todas as nuvens escondem o sol...

Gostei desta: é um guarda-rios a apanhar a sua refeição.

E desta, só porque gosto deste tipo de fotografias.

O dia correu numa de GeoCaching sem a minha fiel Nikon, reduzida ao Nokia, que para um dia com esta luz acabou por se portar melhor do que esperava. É verdade que não é a máquina que faz o fotógrafo, mas hoje lembrei-me da minha primeira câmara, que comprei praí aos 18 anos, uma Welica, que fazia "tóing!" quando apertava o obturador, de um tempo em que tinha que controlar a velocidade (tinha 2!!) e a abertura na lente (fixa, de 50 mms e de plástico) e esperar até o rolo ser revelado para ver se tinha acertado nos valores e se os enquadramentos tinham resultado, por causa da maldita paralaxe... A coisa interessou-me na altura e continua a interessar. E ainda guardo a Welica, na casa da minha mãe, junto com todas as outras maquinetas que fui comprando ao longo dos tempos. Menos uma: uma Praktica Mtl5B, da Alemanha de Leste, do tempo em que isso existia, com umas esquisitíssimas e raríssimas lentes de rosca, que pesava uma tonelada e que me foi roubada junto com o carro. Foi a minha primeira reflex e tinha um ponto de focagem diabolicamente difícil.
A fotografia é uma arte mágica e é verdade que a máquina não faz o fotógrafo, mas que uma Nikon D80 permite tirar umas fotos in comparavelmente melhores do que uma Welica...


E do que um telemóvel, embora estas até estejam catitas.














2 comentários:

Cadáver Morto disse...

Os cogumelos estão bué da naice. Ficaram bem fixes.

Carmo disse...

Pois... Nunca confias nos dotes da fotógrafa. Nem nos tempos da Wellica, mas lá vais tendo paciência. É o que te safa.