segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Padel? O que é isso?

Há meia dúzia de anos atrás, desloquei-me de propósito ao El Corte Ingles de Vigo, com o firme propósito de adquirir umas raquetes de padel, cuja aquisição era inviável pelas lusas terras. Claro que eu desconhecia a existência desse desporto e comprei-as para jogar ténis de praia. Diverti-me imenso nesse Verão, mas depois abandonei-as, pois, quando voltei ao meu ténis a sério, a raquete a sério estava sobredimensionada e vi-me à rasca. Desde então, jogo 10 minutos de "ténis de praia" com as crianças e depois deixo-as entregues à sua sorte.
A primeira vez que ouvi falar em padel foi através de um espanhol muito simpático, que queria aulas de português, e que me explicou que esta modalidade tinha surgido devido à escassez de terreno para dotar determinados condomínios de verdadeiros courts de ténis. Assim, a raquete é curta e o campo é curto e a "pelota" tem pouco "rebote". Achei piada e arquivei o padel.
Para minha surpresa, descubro aqui que existe uma Selecção Nacional de padel, que esteve agora no México. 16 atletas, algumas velhas glórias. A Federação Portuguesas de Ténis no seu site diz que "O padel será integrado na Federação Portuguesa de Ténis a partir de 1 de Janeiro do próximo ano." Ora bem, se só para o ano é que esta "modalidade" faz parte desta Federação, quem é que arcou com as despesas? Fui ver preços ao site da TAP: só os vôos Lisboa-Cancun ficam por cerca de 4400 Euros, que se multiplicam por 16 atletas, mais 1 ou 2 treinadores. Isto dá 79200 Euros só em vôos!! Falta tudo o resto, sim porque imagino que, no mínimo, os atletas aufiram qualquer coisa pela semana que gastaram nisto. Quem pagou? Considerando que o Campeonato Nacional de Ténis nem sequer tem prize money, estes milhares de Euros podiam seguramente ser utilizados para vivificar uma modalidade a sério, digamos, o ténis, sei lá, em vez de subsidiar uma semana de férias no México, a jogadores de uma coisa inventada por empresários da construção civil com falta de espaço.
Considerando a crise, o desemprego, o congelamento de salários, a fome que existe neste país, estas coisas até me põem doente....

Sem comentários: