quinta-feira, 22 de março de 2012

Desabafo de dia 22

As duas últimas semanas foram passadas aqui no sofá, a corrigir provas intermédias de má memória e testes de alunos que não leem as obras de leitura obrigatória e depois se surpreendem porque têm maus resultados. Não entendo bem a leva de alunos que tenho neste ano letivo: não estudam, não tiram apontamentos, não ligam nenhuma ao que digo e parece que estão à espera que as coisas lhes corram bem. "Um 2,5?! Como é que é possível tirar um 2,5?!". "Olha, filho, é possível, quando NÃO SE SABE NADA!" Estou farta de pôr vírgulas e acentos e de encontrar testes que me dizem que Camões foi o maior poeta de sempre e que toda a gente acha isso e que escreveu uns poemas faxinantes que toda a gente gosta muito, porque fala de amor e ele até gostava muito de mulheres e esteve em Goa. Pois.
Está uma luz linda, a pobre da cadela dormita a meu lado, resignada, já não passeia há quase 15 dias. Sofremos as duas: ela com a clausura e eu com a ignorância E a clausura.

Ainda por cima, parece que afinal não me entregam a VanVan hoje.
Estou de mau humor!

4 comentários:

Catarina disse...

Professora Carmo, sei bem como isso é! Acompanho crianças, adolescentes (e às vezes adultos) em workshops de jornalismo e a maioria não sabe escrever. A falta de acentos é o que mais salta à vista, não percebo o que se está a passar... Será dos correctores automáticos?

Carmo disse...

Não sei. Às vezes penso que saber ler e escrever são competências obsoletas. Tenho 100 alunos e talvez 5 que sabem escrever de forma escorreita. Devem ser os 95 que estão certos... Digo eu, não sei. Chato é ter de fazer o papel de professora tinhosa e, agora que os anos vão passando, qualquer dia sou a velha tinhosa... O que ainda me vai valendo são as pausas higiénicas ;)

Freusto disse...

Gostei da parte " Chato é ter de fazer o papel de professora tinhosa e, agora que os anos vão passando, qualquer dia sou a velha tinhosa"

creio que isso não será para tão breve. Conhecendo eu as suas aulas, conhecendo eu a forma de trabalhar não acredito que os seus alunos possam vir a dizer isso brevemente!!!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o "fausto".
Já o mau humor não posso comentar, visto que a foto está distorcida o que realmente a fará parecer "mais velha". :p