quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Desculpem, mas tem graça...

Sempre gostei do Johnny Depp e acho que o tempo tem sido generoso com ele. A personagem que encarna nos "Piratas das Caraíbas" é daquelas que rouba a cena e fica na nossa memória em detrimento de toda a historieta. Vale a pena ir ao cinema ver estes filmes só para ver este Jack Sparrow, ou melhor, "Capitão Jack Sparrow", que consegue resolver grandes e pequenos problemas de uma forma inacreditavelmente criativa. Ele é mesmo o pirata que construí mentalmente nos tempos em que se criavam representações mentais de figuras dos livros. A pirataria é crime. Já sabemos. E o povo luso tem razão para odiar os piratas que nos atacavam nas nossas hegemónicas rotas à Índia e tal. São vários séculos de ódios ancestrais, mas a verdade é que os mares da pirataria se tornaram cibernéticos e virtuais. E eu sempre achei imoral encontrar à disponíveis para download gratuito discos e filmes que ainda não foram postos à venda nem passaram no cinema. Ou poder vê-los online, como no youtube, ou em sites que são verdadeiros armazéns de todas as séries. Até já encontrei num deles todos os episódios do Startrek. Não vi, não por uma questão de moralidade, nem sei se é crime, mas porque não tenho tempo. Mas também me parece ridículo que um CD com 11 ou 12 músicas custe 20 e tal Euros e o que me parece mesmo de uma atroz hipocrisia é denunciar os piratas nacionais e, portanto, acho imensa piada à associação oculta de Jack Sparrows que entrou no sistema dos denunciantes e pôs os ficheiros e os emails e tudo online para ser descarregado. Eu sei que está tudo muito errado, mas tem imensa graça.

Sem comentários: