segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Coisas verdadeiramente importantes

Eu, que me interesso quer pelas coisas dos animais, quer pelas coisas da linguagem, já tenho meditado sobre as capacidades de aprendizagem de um sistema linguístico por parte dos nossos melhores amigos. Fiquei perplexa com o experimento que comprovou a existência de uma cadela que tem um léxico passivo de mais de mil nomes de objectos. Mais de mil! Não deve ter sido um processo de aprendizagem nada fácil!
Ainda assim, acho a minha cadela mais dotada: conhece apenas água, biscoito e brinquedo. E entende frases: "queres ir à rua/ à praia?", "busca o biscoito!", "traz o brinquedo!" e "vamos dormir!". É preciso mais que isto?

1 comentário:

Inês Trigo disse...

Na verdade, não chegava às 1200 palavras, mas sim às 1022. O curioso da questão é que o cão do artigo que eu vi é na verdade essa mesma cadela.

O que não conta realmente, já que a cadela foi treinada como "objecto de estudo", e não como bicho doméstico. Ainda assim, é preciso ser um animal inteligente!

O artigo que eu vi faz parte de um site bastante interessante, e com os factos mais irrisórios de sempre. Neste artigo ainda vem um vídeo da cadela.

http://www.omg-facts.com/view/Facts/22486