domingo, 6 de junho de 2010

Entropia

(Visita de estudo à jazida paleontológica de Canelas, Arouca,
coisas estúpidas que se fazem na escola)
O Universo está repleto de coisas incompreensíveis e esta notícia apresenta mais uma delas. Eu, pelo menos, que sou professora há vinte anos, já lidei com milhares de alunos, passei por sucessivas reformas, tento sempre perceber a lógica das medidas do ME, não consigo entender isto. Ou melhor, a única lógica que consigo entrever nesta ideia é a possibilidade de passar mais diplomas do Ensino Básico. Consideremos a proposta, devagarinho...

O aluno X teria de repetir o 8º ano, porque, apesar dos milhões de Aulas de Apoio, de Planos de Recuperação, Serviços de Tutoria, aconselhamento de psicólogos e outros mecanismos que a escola utiliza à exaustão para evitar o insucesso, nunca trouxe um livro para a escola, senta-se e dormita durante as aulas e, por exemplo, na minha disciplina, na qual dei 130 aulas, faltou a mais de 40, o que me obrigou à sucessiva implementação de medidas correctivas e provas de recuperação (tenho casos destes, tenho, e estou numa das melhores escolas do país, que fará nas outras!!). Pois X vai reprovar no 8º ano.. Bem, quer dizer, poderá ter um bónus: faz um conjunto de exames e pode - ó maravilha da nossa época - saltar um ano inteirinho, ir directo para o 10º. Faz sentido, quer dizer, ele já pouco vinha, deixa de vir de todo, pouco fazia, agora não terá de fazer nada. Poupa-nos imensas provas de recuperação, o que é positivo. Acho bem. É uma boa ideia. Claro que um aluno que reprova no 8º ano tem se ser mesmo mesmo mesmo muito mau. É evidente que fazer exames com conteúdos de uma ano lectivo à frente do seu é fácil para ele. Vai brilhar. E melhor ainda: a chegada ao 10º ano vai ser um sucesso. Está preparadíssimo. Aliás, durante todo o tempo em que trabalhou para o chumbo no 8º ano, já tinha em mente o Ensino Secundário, onde poderá continuar a faltar e a não fazer nada. Parece que também há uns exames no fim.
Agora o aluno Y, trabalhador, empenhado e assíduo. Tem média de 5, mas como é estúpido vai ter de passar pelo 9º ano. Bem feita! Quem o manda ser bom aluno, se fosse uma nódoa podia saltar um ano.
Quem é que tem estas ideias?! E para que servem?! Há gajos que recebem para produzir estas sugestões? É para isto que eu pago tantos impostos?

Eu tenho uma teoria, que aliás partilho com Fernando Pessoa: é do caos que nasce a ordem e caos maior do que aquele que tem vindo a ser instaurado no Ensino Público não pode haver. É no que dá pôr engenheiros a gerir as coisas. Ponham-nos a fazer pontes, mas não para o futuro, por favor.

1 comentário:

lu disse...

Este teu texto devia ser publicado! Só o engenheiro é que não vê que dentro de 10, 20 anos somos o país da Europa com mais broncos pseudo-diplomados, e depois a qualidade dos serviços... Isto que ele anda a fazer com a educação é mesmo muito mau. Está a deteriorar a base da nossa sociedade. Ora bolas!!!