quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Gosto de museus

É verdade, gosto de museus. Gosto de os visitar, de contactar com o passado preservado em salas fechadas e climatizadas. Quando era miúda, queria ser arqueóloga e passei por aquela fase de absoluto fascínio pelo Egipto, em que li tudo o que me vinha à mão sobre Cleópatra, o que, numa época de menor sofisticação tecnológica, implicava lançar mão à minha magra mesada e comprar uns livros amarelados, em alfarrabistas diversos. Por casualidade, tenho andado com os meus miúdos a explorar uns textos sobre o Vale dos Reis, Tutankhamon e "a maldição da múmia", e foram eles que, hoje, me informaram sobre os saques aos museus do Cairo. (Embora vá acompanhando o que se passa no Egipto, ando um bocado distraída, porque estou a sofrer de stress pós traumático - vi o Prós e Contras, na Segunda, e ainda não recuperei...)
Mas como o mundo tem coisas irónicas, o google (será masculino?) disponibiliza visitas virtuais a alguns dos grandes museus do mundo. Embora não seja a mesma coisa que calcorrear os frescos corredores que albergam aquilo que a humanidade faz e que vale a pena ser preservado, merece uma visita.
Tenho a certeza que há em tudo isto um significado qualquer, mas não tenho bem a certeza do que é.

3 comentários:

Anónimo disse...

Onde tirou esta foto?

Carmo disse...

Isto é no museu do Louvre, na parte do Egipto.

Anónimo disse...

Olá!
Não sei quem tirou essa fotografia, mas tenho a certeza que não fui eu! LOL. Por acaso não estará assim um pouco tremida??? Tuntarantantam irá ficar muito chateado e a sua maldição virá... CUIDADO!